Guia para montar a sua loja virtual

1. VISUAL

2. PRODUTO

3. PAGAMENTO

4. ENVIO

5. DOMÍNIO

6. EXTRAS

Chegou a hora de enviar os seus pedidos!

Tão importante quanto realizar uma venda e receber o pagamento, é enviar o produto para o seu cliente. Por isso, é essencial disponibilizar boas opções de entrega na sua loja virtual.

Afinal de contas, ninguém gosta de pagar um valor alto no frete e ainda ter que esperar muito tempo para o pedido chegar, não é mesmo?

Pense estrategicamente com quais empresas de transporte você vai trabalhar, de forma com que os envios sejam aliados do seu negócio e motivo de satisfação para os seus clientes.

Cadastre um Centro de Distribuição

O primeiro passo (e um dos mais essenciais) é cadastrar um Centro de Distribuição no seu painel. Ou seja, configurar um CEP de origem para o envio dos pedidos.

Este CEP pode ser o da sua loja ou do seu estoque, e é a partir dele e das dimensões e peso dos produtos que será feita a cotação do valor de frete. Portanto, é necessário inserir esta informação no seu painel.

Veja como realizar esta configuração:

Importante: realize esta configuração antes de seguir para os próximos passos.

Transportadora por Planilha

Uma opção, caso você queira utilizar alguma transportadora específica e não contratar nenhum intermediador de transporte, é cadastrá-la por meio de planilha.
Isso otimiza o processo, pois você não precisa cadastrar as rotas separadamente, uma a uma. Normalmente as transportadoras já disponibilizam uma tabela pronta com as rotas contempladas, e você consegue fazer a importação no painel.

Saiba como fazer este processo:

Importante: para que a importação seja feita corretamente, a planilha deve estar no padrão aceito pela Dooca. Você consegue acessar o modelo clicando aqui.

Retire na Loja

A retirada em loja é uma opção que você pode oferecer para os clientes que desejam ir até o seu estabelecimento para retirarem seus pedidos.
É uma forma de não cobrar um valor de frete para o consumidor, além de facilitar e reduzir o prazo de entrega para os clientes da sua região que têm interesse em conhecer o seu espaço físico.

Para configurar, é muito simples:

Correios

A Dooca possui uma integração própria com os Correios, disponibilizada em todos os planos. Isso facilita muito os seus processos de envio, pois permite que você realize envios para todo o Brasil, mesmo que ainda esteja no início do seu negócio.
Além disso, caso você já tenha um contrato com os Correios, pode vinculá-lo à sua loja e utilizar as taxas pré-acordadas com eles.

Siga as instruções abaixo para saber como configurar esta opção na sua loja:

Um detalhe importante é que os Correios possuem regras próprias para limitações de peso e dimensões nos envios. Por isso, confirme se as opções que eles disponibilizam atendem às suas necessidades:

Hub’s de Transportadora

Caso você queira trabalhar com mais opções de envio (além dos Correios), é possível integrar sua loja com um hub de transporte. Os hubs de transporte fazem o intermédio entre a sua loja na Dooca e a transportadora que você deseja utilizar.

Verifique diretamente com a empresa de sua preferência como fazer a contratação:

***Importante: verifique quais opções estão disponíveis no seu plano.

© Dooca Commerce - Plataforma de loja virtual / e-commerce